O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um artigo de opinião nesta quinta-feira (10.jul.2025) em veículos de mídia de pelo menos nove países, abordando a situação do multilateralismo e a atuação da ONU no combate a guerras, pobreza e desigualdade. Intitulado "Não há alternativa ao multilateralismo", o texto surge em meio a um conflito tarifário com os Estados Unidos, após o presidente Donald Trump impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Lula criticou a ONU por sua omissão em relação a conflitos no Oriente Médio e outros eventos desde sua criação em 1945, alertando que a ordem internacional pode estar à beira do colapso. O presidente também fez referência a intervenções militares dos Estados Unidos em países como Iraque e Afeganistão, destacando a banalização do uso da força por membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.
Além de suas críticas à ONU, Lula abordou a desigualdade social, defendendo uma taxação maior sobre os super-ricos e grandes corporações, que, segundo ele, foram favorecidos durante a crise financeira de 2008. O presidente também destacou a hipocrisia dos países desenvolvidos em relação à sustentabilidade, especialmente com a proximidade da COP30, enfatizando que os países mais ricos têm a maior responsabilidade histórica pelas emissões de carbono, enquanto os mais pobres enfrentam as piores consequências da crise climática.