Durante o 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), realizado em Goiânia nesta quinta-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou confiança nas negociações tarifárias com o governo dos Estados Unidos, em resposta ao anúncio de Donald Trump sobre a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Lula enfatizou que o Brasil valoriza o diálogo e que não aceitará imposições externas, afirmando que sua lealdade é ao povo brasileiro.
O presidente criticou a atual relação comercial com os EUA e as movimentações de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, ressaltando que o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já estão em negociações desde a primeira taxação de 10%. Lula também abordou a situação de generais presos por tentativas de golpe de Estado, afirmando que eles serão julgados por suas ações.
Além disso, Lula ironizou as acusações do deputado Eduardo Bolsonaro sobre a nova tarifa, chamando os apoiadores de Bolsonaro de "traidores da história" e pedindo que se afastem da política para permitir que o Brasil viva em paz. O presidente finalizou afirmando que a bandeira do Brasil deve ser do povo e criticou Bolsonaro por sua gestão durante a pandemia de Covid-19.