O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu uma abordagem institucional em relação às tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, durante entrevista à CNN International, veiculada nesta quinta-feira, 17. Lula afirmou que as posições políticas entre os mandatários não devem interferir nas relações comerciais entre os países.
Ao ser questionado sobre a ideologia política, Lula destacou: "Eu não sou um presidente progressista, sou o presidente do Brasil". Ele também comentou sobre a figura do presidente Donald Trump, afirmando que o vê como o líder dos Estados Unidos, independentemente de suas preferências pessoais.
O presidente brasileiro reiterou a importância de um diálogo entre as nações, mencionando que o Brasil não deseja participar de conflitos, mas sim promover a paz e a negociação. Lula também abordou o Brics, enfatizando que o grupo não tem a intenção de se distanciar do comércio com os Estados Unidos, mas busca uma relação de igualdade e liberdade nas negociações.
"O Brics não foi criado para brigar com país nenhum", afirmou Lula, ressaltando que o objetivo é discutir questões de forma pacífica e não ser refém de nenhuma nação, especialmente dos EUA.