O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (10), que o governo anterior não retornará ao poder, em uma crítica direta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante uma entrevista à TV Record, Lula também respondeu ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que havia responsabilizado a gestão atual pela sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada por Donald Trump. "Os loucos que governaram esse país não voltam mais", declarou o presidente.
Lula destacou que a carta de Trump, que menciona uma "caça às bruxas" contra Bolsonaro, é uma afronta ao Brasil. O presidente afirmou que tentará negociar as tarifas, mas que, se não houver acordo, o país adotará medidas de reciprocidade. "O americano precisa respeitar a Justiça e as leis brasileiras", enfatizou, referindo-se à relação comercial entre os dois países.
Em resposta à sobretaxa, que impacta diretamente a economia paulista, Tarcísio admitiu o "impacto negativo para São Paulo" e reiterou suas críticas a Lula. O presidente, por sua vez, anunciou a criação de um comitê para reavaliar a política comercial brasileira com os Estados Unidos, reafirmando seu compromisso com os interesses do Brasil. "Eu sou brasileiro, gosto do Brasil e não desisto nunca", concluiu Lula.