O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um artigo em jornais internacionais, onde critica tarifas unilaterais sobre o comércio internacional, afirmando que essas medidas podem levar a uma espiral de preços altos e à estagnação econômica global. O texto foi divulgado um dia após o anúncio da Casa Branca de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, embora não mencione diretamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Lula destaca que a "lei do mais forte" ameaça o sistema multilateral de comércio, interrompendo cadeias de valor e esvaziando a eficácia da Organização Mundial do Comércio. Em sua análise, ele ressalta que o cenário global atual é muito diferente do de 1945, quando as instituições internacionais foram criadas, e que novas forças e desafios precisam ser considerados.
No artigo, intitulado "Com o mundo em crise, muitos dizem que é o fim da globalização. Eu digo que isso seria um erro", Lula enfatiza a urgência de reconstruir as bases do multilateralismo e a importância do compromisso dos países com a diplomacia. Para o presidente, essas ações são essenciais para combater a guerra e a destruição ambiental.