O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta sexta-feira (11) a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, durante um evento em Linhares, Espírito Santo. Lula ironizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), ao afirmar que o Brasil deveria taxar os EUA devido ao déficit comercial entre os países. "Qual é a razão que ele [Trump] aponta taxação? Qual é a lógica dele?" questionou o presidente.
Lula também fez referência ao pedido de Eduardo Bolsonaro a Donald Trump para interceder em favor de seu pai, que enfrenta processos judiciais no Brasil. O ex-presidente é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. O presidente brasileiro ressaltou que a Justiça brasileira é independente e que os processos contra Bolsonaro não devem sofrer interferências externas.
A tarifa imposta por Trump é justificada pelo ex-presidente como uma resposta à suposta perseguição judicial a Bolsonaro. Em uma carta, Trump descreveu a situação como uma "vergonha internacional" e pediu o fim do que chamou de "caça às bruxas" contra o ex-chefe do Executivo. Lula reafirmou que a questão deve ser tratada exclusivamente pela Justiça brasileira, sem ingerências externas.