O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento em rede nacional de TV e rádio na quinta-feira, 17 de julho de 2025, onde criticou a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Segundo levantamento da Nexus, o volume de menções ao presidente nas redes sociais aumentou em 85,4% entre os dias 15 e 18 de julho, com um pico registrado no dia da declaração.
Durante seu discurso, Lula chamou a tributação de "chantagem inaceitável" e se referiu aos defensores da medida como "traidores da pátria". Ele também afirmou que tomará medidas para proteger o sistema de pagamentos Pix, que classificou como um "patrimônio do Brasil".
A fala do presidente gerou forte repercussão entre seus apoiadores, que impulsionaram a hashtag "Pix é do Brasil" a se tornar um dos principais assuntos na plataforma X, com mais de 205 mil publicações. Além disso, a declaração foi um dos tópicos mais buscados no Google Trends, com mais de 20.000 buscas nas 13 horas seguintes ao pronunciamento.