O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou neste sábado, 19, sobre as sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que teve seus vistos e de familiares suspensos. Lula classificou a medida como "arbitrária e completamente sem fundamento".
Em sua declaração, Lula afirmou que a interferência de um país no sistema de Justiça de outro é "inaceitável" e viola os princípios de respeito e soberania entre as nações. A revogação dos vistos foi anunciada pelo secretário de governo dos EUA, Marco Rubio, que destacou em uma publicação na rede social X que o governo Trump responsabilizará estrangeiros por censura à liberdade de expressão.
A decisão de revogar os vistos ocorreu após o ex-presidente Jair Bolsonaro ser alvo de uma operação da Polícia Federal e passar a usar tornozeleira eletrônica, em cumprimento a uma determinação do STF. A situação levanta questões sobre a relação entre os dois países e a autonomia do sistema judiciário brasileiro.