O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma analogia entre a traição de Silvério dos Reis a Tiradentes e a atuação da família Bolsonaro em relação ao governo dos Estados Unidos, durante um evento sobre o Novo PAC em Osasco, na Grande São Paulo, na última sexta-feira (25). Lula criticou a recente decisão do presidente Donald Trump de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, que entrarão em vigor no próximo dia 1º de agosto.
Em seu discurso, Lula lembrou que Tiradentes foi traído por um suposto amigo, Silvério dos Reis, que delatou o movimento pela independência de Minas Gerais. O presidente destacou que a traição de hoje, segundo ele, se dá por meio de cidadãos que, em busca de apoio externo, pedem a intervenção dos EUA nas questões internas do Brasil. "Estão pedindo para o presidente da República dos Estados Unidos aumentar a taxa das coisas que nós vendemos para eles para poder libertar o pai", afirmou Lula, referindo-se ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Lula também mencionou que a articulação para o tarifaço contou com a participação do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que se licenciou do mandato para buscar apoio nos Estados Unidos. O presidente brasileiro reiterou que o Brasil tomará medidas de reciprocidade em resposta às tarifas, embora até o momento não tenha anunciado ações específicas. A situação gera expectativa sobre as possíveis repercussões nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.