O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (24) que o Brasil está preparado para negociar com os Estados Unidos sobre as tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros. A declaração foi feita durante o I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola do Sudeste, realizado no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Lula destacou que, apesar da disposição do Brasil para o diálogo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não demonstrou interesse em conversar.
Lula mencionou que já teve conversas com diversos líderes mundiais, incluindo os ex-presidentes dos EUA Bill Clinton, Barack Obama, George W. Bush e Joe Biden, além de líderes de outros países. "Ele não quer conversar. Se ele quisesse, pegava o telefone e me ligava", afirmou. O presidente brasileiro também ironizou a abordagem de Trump nas negociações, insinuando que o líder norte-americano poderia estar jogando truco, uma referência a uma estratégia de enganar e recuar nas discussões.
Durante o evento, Lula reiterou que o Brasil já havia solicitado explicações sobre as propostas apresentadas aos EUA em maio, mas não obteve resposta satisfatória. Ele também mencionou que, caso as tarifas sejam mantidas, o Brasil poderá adotar a Lei da Reciprocidade como resposta. Além disso, Lula criticou a declaração de Trump sobre a Justiça brasileira, que o presidente norte-americano chamou de "caça às bruxas" em relação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado.