O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira, 25, que o vice-presidente Geraldo Alckmin tem buscado diálogo com autoridades dos Estados Unidos sobre a tarifa de 50% imposta a produtos brasileiros, mas não tem obtido retorno. Durante evento em Osasco, Lula destacou a disposição de Alckmin para conversas, ressaltando que o vice-presidente liga diariamente para discutir a questão.
Lula pediu que o presidente dos EUA, Donald Trump, trate o Brasil com o mesmo respeito que o Brasil demonstra aos Estados Unidos. Ele se ofereceu para que Alckmin, descrito como o "conversador número um", possa esclarecer a Trump que ele foi mal informado por políticos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Além das declarações sobre a relação com os EUA, Lula anunciou investimentos do programa PAC Seleções 2025 Periferia Viva, que destinará R$ 4,67 bilhões para a urbanização de favelas em 49 territórios de 32 municípios em 12 estados. A cerimônia ocorreu no bairro do Jardim Rochdale, em Osasco, e visa melhorar as condições de vida nas áreas periféricas do país.