O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que regulamenta a Lei de Reciprocidade, publicado nesta quinta-feira (17). A medida ocorre em um contexto econômico em que o dólar apresenta alta de 0,44%, sendo cotado a R$ 5,5854 por volta das 9h, com máxima registrada em R$ 5,5924. O mercado aguarda a divulgação de dados econômicos dos Estados Unidos, que podem influenciar a moeda brasileira.
Além do movimento do dólar, a pesquisa Quaest, divulgada recentemente, destaca a liderança de Lula nas intenções de voto para a Presidência da República nas eleições de 2026. Nos cenários de primeiro turno, o presidente do PT se destaca em relação aos adversários, exceto em uma eventual disputa de segundo turno contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A pesquisa abrange quatro cenários para o primeiro turno e oito para o segundo turno, refletindo a atual dinâmica política do país. Enquanto isso, o Ibovespa acumula queda de 0,58% na semana e de 2,41% no mês, embora tenha um desempenho positivo de 12,66% no acumulado do ano.