O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou neste sábado, 5, sua participação em um encontro da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), a ser realizado na Malásia em outubro. A declaração foi feita durante o Fórum Empresarial do Brics, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Rio de Janeiro. Lula também expressou a expectativa de que empresários brasileiros integrem a delegação na viagem.
Durante seu discurso, o presidente elogiou a criação de um grupo de mulheres empresárias dentro do Brics, ressaltando a necessidade de aumentar a representação feminina no setor, que atualmente é de apenas 16%. Ele enfatizou a importância de incentivar a participação das mulheres nos negócios como parte de uma estratégia para fortalecer a economia.
Lula destacou que os países do Brics devem continuar a crescer acima da média global, com um crescimento médio de 4% do PIB em 2022, em comparação com 3,3% no restante do mundo. O presidente afirmou que os 11 membros do bloco representam 40% do PIB global e se consolidaram como um polo econômico significativo, capaz de enfrentar desafios como a crise financeira de 2008 e a pandemia de covid-19.
Além disso, Lula defendeu a necessidade de combater desigualdades econômicas para fortalecer mercados consumidores e impulsionar investimentos, prometendo que os Brics atuarão como defensores de um futuro promissor em um cenário de crescente protecionismo global.