O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (11), que o pagamento em parcela única para as vítimas de fraudes no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) terá início no dia 24 de julho. A informação foi divulgada em um vídeo nas redes sociais, onde o presidente explicou as medidas de ressarcimento do governo federal.
A partir de hoje, aposentados e pensionistas que contestaram descontos indevidos e não obtiveram resposta das entidades podem aderir ao acordo. A adesão é gratuita e pode ser realizada pelo aplicativo Meu INSS, pelo telefone 135 ou nas agências dos Correios. O INSS estima que mais de 1,8 milhão de pessoas estão aptas a participar do plano.
Lula destacou que o acordo foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal e envolve o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União. O presidente enfatizou a importância do ressarcimento, afirmando que "aposentadoria é um direito sagrado" e que as fraudes estão sendo investigadas pela Polícia Federal. Os primeiros 100 mil beneficiários que aderirem ao plano receberão os valores em parcela única no dia 24 de julho, com novos pagamentos processados diariamente pelo INSS.