O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta sexta-feira (18) um trecho já finalizado da ferrovia Transnordestina, localizado em Missão Velha, Ceará. Durante a visita, Lula anunciou a liberação de novos recursos provenientes dos Fundos de Investimento do Nordeste (Finor) e de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para a continuidade das obras da ferrovia.
A Transnordestina é considerada um dos maiores projetos de infraestrutura do Nordeste brasileiro, com 280 km de obras em andamento, gerando mais de 4 mil empregos diretos e envolvendo investimentos superiores a R$ 4 bilhões. A previsão é que a ferrovia comece a operar no final de 2025, com o início do comissionamento da linha ferroviária.
Na fase inicial de operação, os primeiros transportes de carga partirão do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí, atendendo principalmente a região centro-sul do Ceará e partes do interior de Pernambuco. A ferrovia terá um papel crucial no transporte de produtos agrícolas, como soja, farelo de soja, milho e calcário.