O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (18) que somente decidirá sobre uma possível candidatura a um quarto mandato em 2026 após refletir com sua consciência. Durante um evento em Missão Velha, Ceará, o presidente destacou que, se mantiver a saúde e disposição atuais, sua intenção é concorrer novamente. "Não se preocupem. Se eu tiver com a saúde que eu estou hoje, com a disposição que eu estou hoje, vocês podem ter certeza de que eu serei candidato para ganhar as eleições nesse país", declarou Lula, enfatizando a importância de evitar o retorno de adversários políticos ao poder.
Apesar de sua cautela, aliados do governo consideram quase certa a candidatura de Lula no próximo ano. O presidente também criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), referindo-se a seus apoiadores como um "bando de malucos" e reafirmando seu compromisso em não permitir que eles voltem ao governo.
Além de discutir sua possível reeleição, Lula anunciou a liberação de recursos para a ferrovia Transnordestina, que está em construção na região. Atualmente, 280 km de obras estão em andamento, gerando mais de 4 mil empregos diretos e envolvendo investimentos superiores a R$ 4 bilhões. As obras, que estavam paralisadas desde 2017, foram retomadas em 2020, mas apenas em 2023 o governo federal iniciou um processo de reestruturação do financiamento, totalizando cerca de R$ 8,2 bilhões em investimentos até o momento.