O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve na manhã desta quinta-feira (18) na região do Rio São Francisco, na Bahia, participando de um evento oficial focado na saúde pública, enquanto a Polícia Federal deflagrava uma operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), investigado por suposta tentativa de golpe de Estado. A visita de Lula ocorreu no município de Juazeiro, onde ele anunciou novas iniciativas para melhorar o atendimento médico no país.
Durante a cerimônia, que faz parte do Novo PAC Seleções 2025 e do programa Agora Tem Especialistas, o presidente revelou a distribuição de kits de teleconsulta, a construção de novas unidades de saúde e a ampliação dos horários de atendimento em policlínicas e UPAs, incluindo fins de semana. Lula destacou que, desde seu retorno ao cargo em 2023, o número de médicos no Brasil dobrou, passando de 13 mil para mais de 26 mil.
Além das novas medidas, Lula sancionou um projeto de lei que amplia o direito das mulheres à cirurgia reparadora da mama pelo SUS, em casos de mutilação. O presidente enfatizou a importância desse reconhecimento para as mulheres e o combate à violência. A unidade de saúde visitada por Lula já atende aos fins de semana e à noite, beneficiando cerca de 588 mil pessoas em dez municípios vizinhos.
O evento contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ressaltaram os investimentos de R$ 5,96 bilhões no setor e a meta de alcançar 90% dos municípios brasileiros com novas estruturas de saúde. Padilha afirmou que o objetivo é reduzir o tempo de espera no SUS, garantindo que a população tenha acesso imediato aos serviços de saúde.