A lua cheia de julho, conhecida como 'Lua do Veado', será visível em Goiás na noite de quinta-feira, 10 de julho, a partir das 18h. Segundo o astrônomo Ary Martins, diretor da Plêiades do Sul, o nome da lua tem origem nas tradições dos povos indígenas da América do Norte, que associavam este período ao nascimento dos chifres dos cervos.
Martins destaca que a lua cheia permanecerá visível até às 6h da manhã de sexta-feira, proporcionando uma oportunidade única para observadores. Ele explica que, embora a lua não aumente de tamanho, sua aparência pode ser mais impressionante devido a uma ilusão de ótica, tornando-a mais avermelhada e brilhante no céu.
O professor de astronomia da UFG, Manoel Junior, acrescenta que as condições climáticas em 2025 permitirão uma visão clara da lua cheia em Goiânia, logo após o pôr do sol. Além disso, o fenômeno da superlua, que ocorre quando a lua está próxima da Terra, fará com que a lua apareça 20% a 30% mais brilhante em outubro, novembro e dezembro deste ano, segundo o professor Rafael Miloni.