O lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, detido desde novembro de 2024, foi autorizado a cumprir prisão domiciliar em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, devido ao agravamento de sua saúde. Gonçalves, que passou por uma cirurgia bariátrica em 2020, perdeu mais de 30 kg enquanto estava em um presídio federal no Distrito Federal, onde enfrentou crises psicológicas e uma alimentação inadequada.
Imagens divulgadas após sua saída da prisão mostram o lobista visivelmente debilitado. Segundo sua defesa, a falta de contato familiar e a dieta restrita contribuíram para sua condição. O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Juliano Canavarros, destacou que a cirurgia realizada por Gonçalves exige acompanhamento rigoroso para evitar complicações.
Andreson Gonçalves é investigado nas Operações Sisamnes e Ultima Ratio, que apuram um esquema de venda de decisões judiciais no Tribunal de Justiça de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ele é apontado como articulador do esquema, facilitando a corrupção entre advogados e magistrados. As investigações foram impulsionadas pela morte do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023, cujos áudios revelaram cobranças de pagamentos em troca de decisões judiciais favoráveis.