Goiânia – A força-tarefa responsável pela recuperação do lixão da empresa Ouro Verde, em Padre Bernardo, finalizou nesta quinta-feira (10) a abertura de um acesso à pilha de lixo que desmoronou. O novo acesso facilitará a remoção dos resíduos que caíram sobre o leito do córrego Santa Bárbara, incidente ocorrido em 18 de junho. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Além da abertura do acesso, a Semad informou que a barreira de isolamento do lixo na parte posterior do lixão foi concluída. A construção da barreira no ponto de encontro com o córrego ainda está em andamento, utilizando solo argiloso para garantir maior sustentação. A terra utilizada para as barreiras está sendo retirada do próprio terreno do lixão.
Após a finalização das barreiras, a remoção do lixo terá início, com a massa sendo direcionada para uma das duas células vazias na propriedade, cada uma com cerca de 10 mil metros quadrados. Uma célula servirá como depósito de lixo, enquanto a outra será destinada ao chorume. A manta para cobrir o depósito já foi adquirida pela empresa.
Drones agrícolas também foram acionados para combater a infestação de moscas na área, com sobrevoos programados a cada três dias. Em reunião com moradores locais, o gerente de Emergências Ambientais da Semad, Sayro Reis, ouviu as preocupações da comunidade sobre a situação e a solicitação para participar mais ativamente das decisões relacionadas ao lixão.