O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), protocolou um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) sejam incluídos no inquérito que investiga o deputado Eduardo Bolsonaro. A investigação, aberta pelo ministro Alexandre de Moraes a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), apura possíveis crimes de obstrução de justiça e coação no processo.
O inquérito foi motivado pela atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, onde ele tem buscado apoio de autoridades para sancionar o STF e o Brasil em decorrência das investigações que envolvem seu pai. Lindbergh Farias argumenta que a atuação do deputado é uma tentativa de deslegitimar o STF e comprometer a autonomia do Estado brasileiro.
No pedido, o petista menciona declarações de Flávio Bolsonaro, que sugeriu que a aprovação de uma anistia seria o primeiro passo para reverter tarifas impostas pelos EUA, e de Jair Bolsonaro, que pediu ações urgentes dos Poderes para restaurar a normalidade institucional. O caso agora está sob análise do ministro Alexandre de Moraes, que decidirá sobre a inclusão dos Bolsonaros no inquérito.