Neste domingo (6), às 10h30, líderes dos países-membros do Brics participarão de uma fotografia oficial no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. O encontro, que é considerado o mais importante do bloco em 2023, ocorrerá sem a presença dos presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, o que pode impactar a dinâmica do evento sob a presidência brasileira em 2025. Apesar das ausências, representantes do bloco minimizam a situação, afirmando que o engajamento entre os membros permanece forte.
A cerimônia de chegada dos chefes de Estado e de Governo terá início às 9h30, seguida pela sessão plenária sobre ‘Paz e Segurança e Reforma da Governança Global’, programada para começar às 10h50. Um almoço de trabalho está agendado para às 12h35, onde os líderes discutirão temas relevantes, e às 14h45 ocorrerá a chegada de chefes de delegação de organismos internacionais e países parceiros.
Às 16 horas, os participantes se reunirão novamente para a sessão plenária sobre ‘Fortalecimento do multilateralismo, assuntos econômico-financeiros e inteligência artificial’. Às 20 horas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, oferecerão uma recepção oficial aos líderes presentes.
Na segunda-feira (7), uma nova foto de família será realizada às 8h45, incluindo representantes de nações parceiras. A sessão plenária sobre ‘Meio Ambiente, COP 30 e Saúde Global’ está prevista para começar às 9 horas. Além disso, o consenso sobre o comunicado final do encontro tem se mostrado desafiador, com três declarações temáticas a serem divulgadas, incluindo uma sobre inteligência artificial e outra relacionada à COP30, que ocorrerá em Belém (PA) em novembro.