O deputado federal Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara, protocolou neste domingo (13) um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro no inquérito que investiga as atividades do deputado Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos. O pedido ocorre em meio a tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos, após o presidente americano, Donald Trump, anunciar uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, justificando a medida pelo tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
No ofício, Farias solicita também a suspensão do passaporte diplomático e a prisão preventiva de Eduardo Bolsonaro, que atualmente está licenciado do mandato. O deputado argumenta que os três membros da família Bolsonaro devem ser proibidos de manter qualquer tipo de interlocução que possa interferir no processo penal ou na soberania nacional do Brasil.
Em nota divulgada em sua conta no X (ex-Twitter), Lindbergh Farias afirmou que existem "provas robustas" contra os Bolsonaros, a quem chamou de "traidores da pátria". Ele acusou a família de atuar de forma coordenada para deslegitimar a Justiça brasileira e submeter o país a interesses da extrema direita norte-americana, ressaltando que o Brasil não deve ser tratado como colônia e que o STF não é refém de chantagens estrangeiras.