A licitação para as obras da Linha 19 (Celeste) do Metrô de São Paulo, que estava agendada para a próxima semana, foi adiada para os dias 22, 23 e 24 de setembro, conforme publicação no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira, 18. O projeto, que envolve um investimento de R$ 19,5 bilhões, visa conectar a região do Anhangabaú, no centro da capital, ao Bosque Maia, em Guarulhos, ao longo de 17,6 quilômetros.
O Metrô de São Paulo já havia prorrogado o processo anteriormente, que estava previsto para ocorrer entre 22 e 24 de julho. Com o novo adiamento, a licitação será dividida em três lotes, com o Lote 1 sendo licitado em 22 de setembro, o Lote 2 no dia seguinte e o Lote 3 em 24 de setembro.
Segundo a companhia, a decisão de adiar a licitação foi tomada para atender a solicitações de empresas interessadas, que justificaram a necessidade de mais tempo devido à complexidade do projeto. As obras da Linha 19 estão previstas para começar em 2026, com um prazo de 75 meses para conclusão e a construção de 15 estações, sendo 10 em São Paulo e 5 em Guarulhos.