A Kraft Heinz, fabricante de alimentos com sede em Chicago e Pittsburgh, está considerando a cisão de suas marcas de crescimento mais lento, incluindo o queijo Velveeta, em uma nova entidade. A informação foi confirmada por uma fonte em 11 de julho, após uma reportagem do Wall Street Journal. A nova empresa poderia ser avaliada em até US$ 20 bilhões, tornando-se o maior negócio em bens de consumo do ano.
Desde a fusão entre Kraft e HJ Heinz em 2015, apoiada pela Berkshire Hathaway, as ações da companhia perderam cerca de dois terços de seu valor. A queda é atribuída à diminuição do consumo de alimentos embalados nos EUA, especialmente após a pandemia, e à crescente concorrência de marcas próprias mais baratas. A Kraft Heinz, que possui uma capitalização de mercado de US$ 33,3 bilhões, já havia declarado em maio que estava avaliando transações estratégicas para aumentar o valor para os acionistas.
A divisão de condimentos da empresa, que inclui marcas como Heinz e Philadelphia, registrou vendas de US$ 11,4 bilhões no último ano e apresenta potencial de crescimento internacional. No entanto, analistas alertam que a cisão pode não trazer benefícios significativos para os investidores, a menos que a Kraft Heinz encontre um comprador disposto a pagar um prêmio por suas unidades de negócios. Possíveis interessados incluem empresas como McCormick, Unilever e Nestlé.