O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, declarou neste domingo (13) que seu país está "pronto para apoiar e incentivar de forma incondicional todas as medidas adotadas pela liderança russa para lidar com a raiz da crise ucraniana". A afirmação foi feita durante um encontro com o chanceler russo, Serguei Lavrov, em Wonsan, na Coreia do Norte, conforme reportado pela agência estatal KCNA.
A visita de Lavrov à Coreia do Norte é parte de uma série de encontros de alto nível entre os dois países, que têm fortalecido suas relações bilaterais em meio à ofensiva russa contra a Ucrânia. Durante a reunião, Kim expressou sua confiança de que o Exército e o povo russos alcançarão a vitória, ressaltando a colaboração militar entre as nações, que inclui o fornecimento de armas e tropas norte-coreanas para apoiar a Rússia na região de Kursk.
Lavrov, que se reuniu com Kim em um ambiente de camaradagem, também discutiu a importância de implementar os acordos firmados nas conversas da cúpula entre a Coreia do Norte e a Rússia em junho de 2024. A visita do chanceler russo ocorre após a recente visita do secretário do Conselho de Segurança da Rússia a Pyongyang, evidenciando o estreitamento das relações entre os dois países em um contexto de crescente tensão internacional.