O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, declarou neste domingo (13.jul.2025) que está disposto a apoiar todas as ações da Rússia na guerra contra a Ucrânia. A afirmação ocorreu durante a visita de três dias do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, à Coreia do Norte, onde foram discutidas questões estratégicas entre os dois países.
Durante o encontro na cidade de Wonsan, Kim expressou seu comprometimento com a Rússia, afirmando que a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) está pronta para encorajar incondicionalmente as medidas da liderança russa para enfrentar as causas da crise ucraniana. A informação foi divulgada pela KCNA, a agência estatal de notícias da Coreia do Norte.
A visita de Lavrov ocorre em um contexto de fortalecimento das relações bilaterais, que se intensificaram desde o início do conflito na Ucrânia em fevereiro de 2022. Em junho de 2024, os dois países assinaram um tratado de parceria que inclui um pacto de defesa mútua. Além disso, a Rússia anunciou a implementação de voos regulares entre Moscou e Pyongyang duas vezes por semana.
Lavrov também informou a Kim que o presidente russo, Vladimir Putin, aguarda contatos diretos contínuos em um futuro próximo, conforme reportado pela TASS, a agência de notícias russa. As relações entre Rússia e Coreia do Norte têm se estreitado, com Pyongyang já tendo enviado mais de 10.000 soldados e armamentos para apoiar Moscou no conflito.