O líder norte-coreano, Kim Jong Un, convocou seu Exército a se preparar "para uma guerra real" durante uma competição de tiro de unidades de artilharia, conforme reportado pela imprensa estatal nesta quinta-feira (24). A declaração de Kim surge em um contexto de apoio militar da Coreia do Norte à Rússia, que enfrenta uma ofensiva na Ucrânia há mais de três anos. Imagens divulgadas pela Televisão Central da Coreia mostram soldados disparando projéteis contra o mar sob a supervisão do líder.
A competição ocorreu na quarta-feira, mas o local exato não foi revelado. Kim, que observou a atividade militar por binóculos, estava acompanhado por oficiais militares e incentivou os soldados a estarem prontos para "destruir o inimigo em cada batalha", segundo a agência oficial KCNA.
Inteligências da Coreia do Sul e de países ocidentais indicam que, no ano passado, a Coreia do Norte enviou mais de 10.000 soldados para a região russa de Kursk, além de armamentos como projéteis de artilharia e mísseis. Relatos apontam que cerca de 600 soldados norte-coreanos perderam a vida e milhares ficaram feridos em combate ao lado das forças russas.
A Coreia do Norte e a Rússia, ambas sob sanções internacionais, firmaram um acordo militar no ano passado que inclui cláusulas de defesa mútua. Kim reafirmou seu apoio à Rússia durante uma reunião com o chanceler russo, Serguei Lavrov, em julho, em Wonsan, no leste do país.