O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, convocou suas forças armadas a estarem preparadas "para uma guerra real" durante uma competição de disparos entre unidades de artilharia, conforme reportado pela mídia estatal KCNA nesta quinta-feira. O evento ocorreu na quarta-feira, mas a localização exata não foi divulgada. Kim observou os disparos através de binóculos, acompanhado por oficiais militares.
As declarações de Kim surgem em um contexto de apoio militar da Coreia do Norte à Rússia em sua ofensiva na Ucrânia, que já se estende por mais de três anos. Informações de agências de inteligência indicam que mais de 10 mil soldados norte-coreanos foram enviados à região russa de Kursk no ano passado, além do envio de armamentos como mísseis e sistemas de foguetes.
Autoridades sul-coreanas relatam que cerca de 600 soldados da Coreia do Norte perderam a vida e milhares ficaram feridos em combate ao lado das forças russas. Kim Jong-un reafirmou seu apoio a Moscou em conversas recentes com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, destacando a colaboração militar entre os dois países, que inclui um acordo de defesa mútua firmado no ano passado durante a visita do presidente russo Vladimir Putin a Pyongyang.