O diretor do Conselho Econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, criticou a atuação do Federal Reserve (Fed) em entrevista à Fox Business, destacando que a instituição está "muito, muito lenta" no processo de relaxamento monetário. A declaração surge em um momento em que Hassett é cotado como um dos possíveis sucessores do atual presidente do Fed, Jerome Powell.
Hassett argumentou que é necessário que o banco central americano ajuste os juros para que reflitam a curva ideal, afirmando que a taxa de juros nos Estados Unidos está cerca de 2,5 pontos porcentuais acima da taxa básica na Europa. Ele questionou a justificativa do Fed, que atribui essa diferença à incerteza tarifária.
Além disso, o diretor do Conselho Econômico ressaltou que os dados de inflação têm se mantido estáveis, sugerindo que a atual política monetária do Fed pode não estar alinhada com a realidade econômica. A crítica de Hassett ocorre em um contexto de crescente debate sobre a eficácia das políticas monetárias adotadas pelo banco central americano.