O presidente do PSD e secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab, saiu em defesa do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta quarta-feira (16.jul.2025) após críticas do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Em entrevista ao portal Metrópoles, Kassab elogiou a postura do governador nas negociações com autoridades norte-americanas sobre a tarifa de 50% imposta pelo ex-presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros.
Kassab afirmou que Tarcísio demonstra responsabilidade e maturidade ao buscar soluções para mitigar os impactos da medida americana, que afeta diretamente o Estado de São Paulo, o maior exportador para os Estados Unidos. "Ele tem procurado não entrar em conflito com ninguém e tem buscado o caminho correto", destacou.
As trocas de críticas entre Eduardo Bolsonaro e Tarcísio começaram no início da semana, com o deputado afirmando que faltou "inteligência e respeito" por parte do governador. No entanto, nesta quarta-feira, Eduardo anunciou que havia resolvido o atrito após uma conversa com Tarcísio, um dia depois de o ex-presidente Jair Bolsonaro intervir para apaziguar a situação.
Tarcísio, que é considerado o principal herdeiro político de Jair Bolsonaro, se reuniu na terça-feira (15.jul) com representantes do setor privado para discutir as sobretaxas que entrarão em vigor em 1º de agosto de 2025. O encontro, que durou cerca de uma hora e meia, contou com a presença de cerca de 20 participantes, incluindo Paulo Skaf, ex-presidente da Fiesp, e Gabriel Escobar, encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil.