A Justiça Federal do Amazonas aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e tornou Ruben Dario Villa, conhecido como 'Colômbia', réu pelo assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, após investigações que apontaram Colômbia como mandante dos crimes, ocorridos em junho de 2022 na Amazônia.
Além de Colômbia, a Polícia Federal (PF) indiciou outras oito pessoas que, segundo as investigações, tiveram participação na execução dos homicídios e na ocultação dos corpos das vítimas. As autoridades continuam a apurar as circunstâncias que levaram aos assassinatos, que geraram repercussão internacional e levantaram preocupações sobre a segurança de defensores dos direitos humanos na região.
Em 2024, o MPF apresentou um recurso especial ao Superior Tribunal de Justiça (STF) para que o julgamento de Oseney da Costa Oliveira, um dos réus, seja realizado por júri popular. O órgão argumenta que Oseney, juntamente com Amarildo da Costa Oliveira e Jefferson da Silva Lima, deve ser julgado por duplo homicídio qualificado. No entanto, até o momento, não há uma data definida para o início do julgamento.