A Justiça do Rio de Janeiro decidiu, na quinta-feira (17), que o espólio de Olavo de Carvalho, falecido em janeiro de 2022, deverá pagar R$ 25.000 ao ex-deputado federal Jean Wyllys. A indenização é resultado de publicações consideradas falsas feitas por Carvalho nas redes sociais, que insinuavam um envolvimento de Wyllys com Adélio Bispo, autor do atentado contra Jair Bolsonaro em 2018.
A 17ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio rejeitou um recurso apresentado pelo espólio, mantendo a condenação. O valor da indenização será corrigido monetariamente e acrescido de juros, conforme determina a decisão judicial. As publicações que geraram a ação ocorreram em 2020, quando Olavo de Carvalho compartilhou acusações em seu perfil no Facebook, sugerindo uma conspiração entre Wyllys e Bispo.
Olavo de Carvalho, que faleceu nos Estados Unidos, deixou seu espólio sob a administração de sua viúva, Rozane Andrade de Souza. A decisão da Justiça reafirma a responsabilidade sobre a disseminação de informações falsas e suas consequências legais.