A Justiça de Minas Gerais decretou a prisão preventiva de Matteos França Campos, de 29 anos, após ele confessar ter assassinado a própria mãe, a professora Soraya Tatiana Bonfim França, de 52 anos. O crime ocorreu em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte, e foi motivado por uma discussão relacionada a dívidas de Matteos com casas de apostas e empréstimos consignados. O corpo de Soraya foi encontrado na última segunda-feira (21), coberto por um lençol e com sinais de violência sexual, embora a investigação tenha concluído que não houve crime sexual e que o filho tentou simular essa situação para desviar a suspeita.
Matteos foi preso na sexta-feira (25) e, após audiência de custódia no domingo (27), a juíza Juliana Beretta Kirche decidiu pela sua prisão preventiva. Os detalhes da decisão não foram divulgados. Na manhã desta segunda-feira (28), ele foi transferido para o Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, mas a Secretaria de Justiça não informou os motivos da transferência até o fechamento desta matéria.
A família de Soraya divulgou uma nota à imprensa expressando sua dor e pedindo respeito ao momento de luto. Na mensagem, destacaram a importância da professora na vida da comunidade e nas escolas onde trabalhou, além de agradecerem o apoio recebido e a atuação respeitosa dos jornalistas. Eles ressaltaram a necessidade de recolhimento para atravessar essa fase difícil, enfatizando a perda irreparável que estão enfrentando.