A cidade de Juiz de Fora dará início, na próxima sexta-feira (25), a um projeto piloto com a circulação de um micro-ônibus movido a gás natural veicular (GNV) e biometano. O veículo, que possui capacidade para 37 passageiros, começará suas operações na linha 630 (Rodoviária) em caráter experimental e gratuito. Posteriormente, o micro-ônibus será utilizado na linha 535 (Universidade), seguindo os mesmos critérios de avaliação técnica.
O acordo para a implementação do micro-ônibus foi firmado pela prefeita Margarida Salomão durante o workshop "Inteligência Aplicada à Gestão de Resíduos e Energias", realizado na última segunda-feira (21) pelo Grupo de Trabalho (GT) Novas Energias. A iniciativa visa reduzir as emissões de CO₂ e outros poluentes, melhorando a qualidade do ar na cidade e contribuindo para a sustentabilidade.
A análise de eficiência energética do micro-ônibus será conduzida em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do convênio "Ótima Energia". O uso de biometano, que é produzido a partir da decomposição de matéria orgânica, torna o veículo praticamente neutro em carbono, além de gerar menos ruído em comparação aos ônibus movidos a diesel.