O jornalista Oswaldo Eustáquio, de 46 anos, recebeu na sexta-feira (18 de julho de 2025) um visto dos Estados Unidos que lhe permite atuar como jornalista e profissional de mídia estrangeira por quatro anos. Eustáquio, que está foragido do Brasil desde 2022 e atualmente reside na Espanha, afirmou que não tem planos de se mudar para os EUA, mas considerou a concessão do visto emblemática, pois ocorreu no mesmo dia em que o governo norte-americano revogou o visto do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Em entrevista ao Poder360, Eustáquio destacou que a autorização para viajar foi um sinal da repercussão internacional da perseguição a aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. O visto foi concedido em outubro de 2024, durante a presidência de Joe Biden, mas só foi entregue a Eustáquio recentemente. O jornalista enfrenta dois mandados de prisão no Brasil e é acusado de crimes como ameaça e tentativa de abolição do Estado democrático de Direito.
Questionado sobre um possível retorno ao Brasil, Eustáquio condicionou sua volta à aprovação de um projeto de lei que anistia presos pelo episódio de 8 de janeiro. Ele declarou que, se retornar, pretende concorrer a uma vaga de deputado federal pelo Paraná e se comprometeu a lutar pelo impeachment de Alexandre de Moraes. Eustáquio está foragido desde dezembro de 2022, quando teve sua prisão determinada por Moraes devido à sua participação em atos contra os resultados das eleições de 2022 em Brasília.
O jornalista já havia sido preso anteriormente, em junho de 2020, durante uma investigação da Polícia Federal sobre o financiamento e a organização de atos que pediam o fechamento do STF e do Congresso Nacional.