Na semifinal do Mundial de Clubes, realizada no MetLife Stadium, em East Rutherford, EUA, o Chelsea derrotou o Fluminense por 2 a 0, com dois gols do atacante brasileiro João Pedro, de 23 anos, que foi revelado pelo clube carioca. A partida ocorreu na última terça-feira, 10 de outubro, e garantiu ao time londrino uma vaga na final da competição.
João Pedro, que chegou aos Estados Unidos apenas dois dias antes do jogo, foi titular devido à suspensão de Delap. O Chelsea investiu 55 milhões de libras (mais de R$ 400 milhões) para contratá-lo do Brighton. O jogador não comemorou seus gols em respeito ao clube que o formou, mas mostrou sua habilidade ao abrir o placar aos 17 minutos do primeiro tempo e ampliar a vantagem aos 10 do segundo tempo.
O Fluminense, que se destacou na competição ao eliminar a Inter de Milão e o Al-Hilal, teve uma atuação valente, mas não conseguiu converter suas oportunidades em gols. O árbitro francês François Letexier anulou um pênalti a favor dos cariocas após revisar a jogada no VAR. Apesar dos esforços do técnico Renato Gaúcho e das substituições feitas, a equipe não conseguiu reagir e saiu da competição como o último representante brasileiro.
O Chelsea agora aguarda o vencedor do confronto entre Real Madrid e Paris Saint-Germain, que se enfrentam na quarta-feira, 11 de outubro, às 16h, para saber quem será seu adversário na final marcada para domingo, também às 16h, no mesmo estádio.