O tenista brasileiro João Fonseca, de 18 anos, fará sua estreia no Masters 1000 de Toronto nesta segunda-feira, enfrentando o australiano Tristan Schoolkate, 104º do mundo. A partida, que fechará a programação da Quadra Central, será transmitida ao vivo pela ESPN e Disney+. Schoolkate avançou ao torneio após vencer a fase de qualificação, que foi atrasada devido à chuva.
Esta é a primeira participação de Fonseca no torneio canadense, que faz parte de sua preparação para o US Open, programado para começar no dia 24 de agosto em Nova York. O jovem tenista chega ao Masters de Toronto após boas atuações em outros torneios, incluindo sua melhor campanha em Miami, onde alcançou a terceira rodada.
Caso vença na estreia, Fonseca enfrentará o italiano Matteo Arnaldi na segunda rodada. A competição também pode colocar o brasileiro frente a frente com o alemão Alexander Zverev, cabeça de chave número 1 do torneio. Este será o sexto torneio Masters 1000 de Fonseca, sendo o quinto nesta temporada, e ele já se destacou ao conquistar o ATP 250 de Buenos Aires e avançar nas chaves principais de todos os Grand Slams em 2025.
O Masters de Toronto ocorre sem a presença de alguns dos principais nomes do tênis, como Novak Djokovic, Jannik Sinner e Carlos Alcaraz, que optaram por não participar para focar na preparação para o US Open.