O tenista brasileiro João Fonseca foi eliminado na primeira rodada do Masters 1000 de Toronto, nesta segunda-feira, após perder para o australiano Tristan Schoolkate, 103º do ranking da ATP. O confronto, que durou 1h34, terminou com parciais de 7/6 (7/5) e 6/4, em um jogo marcado por equilíbrio, mas que viu o brasileiro não conseguir se impor em momentos decisivos.
Com a vitória, Schoolkate avança para a segunda rodada, onde enfrentará o italiano Matteo Arnaldi, 41º colocado no ranking. Já Fonseca se prepara para o Masters 1000 de Cincinnati, que começa no dia 7 de agosto. Na temporada, o brasileiro acumula 15 vitórias e 12 derrotas, além de um título no saibro de Buenos Aires.
Após um longo período jogando em superfícies de saibro e grama, Fonseca retornou às quadras duras em Toronto, onde não competia desde o Masters de Miami, em março. O jogo de estreia, que estava programado para domingo, foi adiado devido à chuva, e ocorreu sob altas temperaturas na tarde de segunda-feira. Apesar de um início promissor, o brasileiro não conseguiu manter o ritmo contra um adversário que buscava sua primeira vitória sobre um jogador do Top 50.