O tenista carioca João Fonseca, de 18 anos, foi eliminado na primeira rodada do Masters 1000 de Toronto, no Canadá, ao perder para o australiano Tristan Schoolkate, 103º no ranking da ATP, por 2 sets a 0. A partida ocorreu na tarde desta segunda-feira (28) e terminou com parciais de 7/6 (5) e 6/4. Esta vitória marca a primeira vez que Schoolkate supera um jogador do top 50 do mundo.
Fonseca, que atualmente ocupa a 49ª posição no ranking, havia feito uma pausa de três semanas nos treinos após sua eliminação em Wimbledon, onde foi derrotado na terceira rodada. A falta de ritmo e erros não forçados comprometeram seu desempenho na competição, e ele deve cair para a 52ª colocação na próxima atualização do ranking da ATP.
O jovem atleta era o único representante brasileiro no torneio. Sua próxima participação será no Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, que começa em agosto e serve como preparação para o US Open, o último Grand Slam da temporada. Enquanto isso, a paulista Beatriz Haddad Maia, número 21 do mundo e cabeça de chave número 18, também se prepara para estrear no WTA 1000 de Montreal, onde enfrentará a holandesa Suzan Lamens na segunda rodada.