O tenista carioca João Fonseca, de 18 anos, foi eliminado na primeira rodada do Masters 1000 de Toronto, no Canadá, nesta segunda-feira (28). O atual número 49 do mundo perdeu para o australiano Tristan Schoolkate, 103º no ranking, em um jogo marcado por parciais de 7/6 (5) e 6/4. A vitória de Schoolkate, que entrou na competição através do qualifying, representa a primeira vez que ele supera um jogador do top 50.
Após um intervalo de três semanas sem competições, desde sua eliminação em Wimbledon, Fonseca apresentou dificuldades em seu desempenho, com erros não forçados que comprometeram sua performance em quadra. Com a derrota, o brasileiro deve cair para a 52ª posição no ranking da ATP na próxima atualização. Ele era o único representante do Brasil no torneio canadense.
A próxima competição de João Fonseca será o Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, que começa no início de agosto. Este torneio também serve como preparação para o US Open, o último Grand Slam da temporada. Enquanto isso, a paulista Beatriz Haddad Maia, número 21 do mundo, estreia na segunda rodada do WTA 1000 de Montreal nesta terça-feira (29), enfrentando a holandesa Suzan Lamens, 64ª no ranking.