O tenista carioca João Fonseca, de 18 anos, fez história ao se tornar o décimo brasileiro mais bem ranqueado de todos os tempos, ocupando a 47ª posição no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). A ascensão de Fonseca foi confirmada após a recente queda de concorrentes, mesmo sem competir na última semana. Ele superou Cássio Motta, que havia alcançado a 48ª posição em 1986.
João Fonseca, que participou pela primeira vez do Grand Slam de Wimbledon neste ano, foi eliminado na terceira rodada pelo chileno Nicolás Jarry, em 4 de julho. Desde então, o jovem tenista manteve seus 1.116 pontos, o que lhe garantiu uma posição no top 50. A meta de Fonseca e sua equipe é alcançar o Top 40, o que lhe permitiria ser cabeça de chave em futuros torneios de Grand Slam.
Atualmente, Gustavo Kuerten lidera o ranking brasileiro, sendo tricampeão de Roland Garros e ex-número 1 do mundo. Os outros tenistas brasileiros que completam o top 10 incluem Thomaz Bellucci, Thomaz Koch, Fernando Meligeni, Luiz Mattar, Marcos Hocevar, Jaime Oncins, Carlos Kirmayr e Flávio Saretta.