A JBS anunciou neste sábado, 5, a realização do primeiro carregamento de carne bovina para o Vietnã, totalizando 27 toneladas processadas na unidade da Friboi em Mozarlândia, Goiás. A habilitação para exportar ao país asiático foi concedida na última semana, marcando um passo significativo para a empresa no mercado asiático.
A abertura do mercado vietnamita representa uma estratégia da JBS para atender à crescente demanda por proteína animal na região, que se destaca pelo seu protagonismo econômico. Além da unidade de Mozarlândia, a planta da JBS em Goiânia também recebeu autorização para exportar ao Vietnã, considerado um dos mercados mais promissores do Sudeste Asiático para produtos de proteína.
Em 2024, o Vietnã deve importar cerca de 300 mil toneladas de carne bovina e de búfalo, com foco em atender a uma classe média em expansão que busca produtos voltados ao consumo interno. A JBS, que já opera no Vietnã desde 2014 com uma planta de couro em Dong Nai, é a primeira empresa brasileira do setor a investir diretamente no país, destinando mais de 60% da sua produção local ao mercado vietnamita.