O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, se reuniu nesta sexta-feira, 18, em Tóquio, com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba. Durante o encontro, Ishiba solicitou a continuidade das negociações tarifárias entre os dois países, conforme informou a agência japonesa NHK. A reunião ocorreu em meio a tensões comerciais, após o anúncio do presidente Donald Trump de uma tarifa de 25% sobre produtos do Japão e da Coreia do Sul, a ser implementada a partir de 1º de agosto.
Bessent está no Japão para participar da Exposição Mundial de 2025, que ocorrerá em Osaka. O encontro com Ishiba, que durou cerca de 30 minutos, também contou com a presença do ministro da Revitalização Econômica do Japão, Akazawa Ryosei, principal negociador das tarifas com os Estados Unidos. Após a reunião, os dois posaram para fotos em frente ao pavilhão americano na Exposição Mundial.
Shigeru Ishiba expressou otimismo sobre a possibilidade de discutir diretamente as tarifas com Donald Trump, destacando a importância de um acordo que beneficie ambas as nações. A busca por um entendimento entre Japão e Estados Unidos se intensifica em um cenário de crescente tensão comercial global.