A primeira-dama Janja Lula da Silva republicou neste domingo (13.jul.2025) uma mensagem da página oficial do governo federal no Instagram, destacando que o Brasil se escreve com 'S' de 'soberania', em resposta às tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. A campanha, lançada na quinta-feira (10.jul), visa reafirmar a soberania nacional do Brasil diante das medidas comerciais americanas.
No vídeo da campanha, Janja enfatiza que um país soberano é independente e respeita suas leis, afirmando que ser contra a soberania do Brasil é ser contra o próprio país. "Não mexe com meu Brasil. É, my friend. Aqui quem manda é a gente. O Brasil é soberano. O Brasil é dos brasileiros", declara a primeira-dama, reforçando a mensagem de resistência e unidade nacional.
As tarifas, que entrarão em vigor em 1º de agosto, foram anunciadas em uma carta publicada na rede Truth Social por Trump, que também abriu uma investigação formal contra o Brasil por práticas comerciais consideradas desleais. A medida pode encarecer os produtos brasileiros no mercado norte-americano, afetando a competitividade dos exportadores do país. Trump ainda alertou que qualquer retaliação tarifária por parte do Brasil será respondida com aumentos proporcionais à taxa de 50%.