A primeira-dama Janja da Silva expressou descontentamento nesta quarta-feira (9) após jornalistas questionarem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre as tarifas comerciais que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve anunciar em breve. Lula, que deixava o Palácio do Itamaraty após um almoço com o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, não respondeu diretamente, mas Janja interveio, fazendo uma crítica ao comentar: 'Ai, esses vira-latas'.
Após a declaração, a assessoria de imprensa de Janja esclareceu que a frase não se referia aos jornalistas presentes, mas sim a bolsonaristas que, segundo a nota, estariam traindo os interesses e a soberania do Brasil. A declaração ocorre em um momento de tensão nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, com Trump afirmando que o país será notificado sobre tarifas que variam entre 25% e 40%.
Durante um evento na Casa Branca, Trump afirmou que o Brasil 'não tem sido bom conosco' e que um anúncio sobre as tarifas seria feito ainda na quarta-feira ou na manhã seguinte. O governo americano iniciou o envio de cartas para notificar parceiros comerciais sobre as novas taxas de importação, que entrarão em vigor a partir de 1º de agosto.