Três jacarés-do-pantanal (Caiman yacare) que viviam no Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS), morreram após apresentarem sintomas de Doença Renal Crônica. A informação foi divulgada em nota oficial pelo aquário, que confirmou que os animais pertenciam à mesma ninhada e apresentaram sinais como letargia, redução de apetite e desidratação.
O médico veterinário Edson Pontes Fernandes, responsável pelo Bioparque, explicou que a doença é degenerativa e progressiva, com incidência crescente em répteis sob cuidados humanos. O laudo da necropsia indicou que as causas da enfermidade são de origem genética, uma vez que os jacarés compartilhavam o mesmo ambiente e alimentação, além de estarem expostos às mesmas condições de manejo.
O jacaré-do-pantanal, espécie nativa do Pantanal, enfrenta diversas ameaças, como caça clandestina e desmatamento. O Bioparque Pantanal, inaugurado em 2022, abriga o maior aquário de água doce do mundo e promove iniciativas de educação e conservação ambiental, visando aumentar a conscientização sobre a fauna local e suas necessidades de proteção.