O Itaú apresentou nesta segunda-feira (21) o Itaú Emps, um banco digital projetado para atender especificamente empreendedores, especialmente pequenos negócios e profissionais autônomos com faturamento anual entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões. O novo serviço, que levou dois anos para ser desenvolvido, busca preencher uma lacuna no mercado de soluções financeiras integradas, conforme destacou Pedro Prates, diretor do Itaú Emps.
O Itaú Emps atenderá inicialmente perfis como restaurantes, oficinas mecânicas, mercearias, lojas de material de construção, médicos, advogados e freelancers. Em uma fase posterior, o serviço será expandido para incluir Microempreendedores Individuais (MEIs) e empresas com múltiplos sócios. A plataforma utiliza inteligência artificial generativa para oferecer suporte na gestão financeira, com funcionalidades que incluem relatórios, tendências de mercado e recomendações personalizadas.
Entre os serviços oferecidos estão conta sem mensalidade, Pix ilimitado gratuito, pagamento de tributos e boletos pelo aplicativo, além de uma máquina de pagamento integrada chamada Laranjinha. O Itaú também disponibiliza linhas de crédito específicas e um atendimento especializado com tempo de espera médio de 30 segundos. A abertura da conta é realizada exclusivamente pelo aplicativo e leva cerca de três minutos, segundo informações do banco.
Com o lançamento do Itaú Emps, o banco visa consolidar um ecossistema de serviços para empresas, unindo produtos tradicionais, linhas de crédito e ferramentas digitais em um único ambiente. A iniciativa é parte de uma estratégia mais ampla que começou em 2019, quando o Itaú Empresas reformulou seu modelo de negócios para se aproximar da rotina de seus clientes, respondendo a uma demanda crescente por serviços financeiros mais completos para empreendedores.