A usina hidrelétrica de Itaipu, responsável por cerca de 9% da energia consumida no Brasil, está avaliando a possibilidade de aumentar em 10% o número de suas turbinas geradoras. A informação foi divulgada pelo diretor-geral da estatal, Enio Verri, durante uma visita de jornalistas às instalações da hidrelétrica, situada na fronteira entre Brasil e Paraguai. Atualmente, Itaipu possui 20 unidades geradoras e espaço para a construção de mais duas.
Verri destacou que a crescente demanda de energia no Paraguai, impulsionada pelo crescimento econômico e pela instalação de data centers e atividades de mineração de criptomoedas, pode levar o país a consumir toda a energia a que tem direito, reduzindo a venda do excedente ao Brasil. Ele enfatizou que a ampliação das turbinas dependerá de estudos técnicos, sociais e ambientais, além de um acordo entre os dois países.
O diretor também mencionou que a ampliação não necessariamente resultará em um aumento proporcional da capacidade de geração, pois isso pode variar com a eficiência das novas turbinas. Embora considere a expansão inevitável, Verri alertou que a viabilidade econômica do projeto ainda precisa ser avaliada, sem previsão de quando poderia ser implementado. O investimento, quando viável, deverá ser financiado por instituições de fomento, como o Banco Mundial ou o BNDES.