Os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) têm até esta terça-feira (8), às 23h59, para realizar o pedido. A taxa, no valor de R$ 70, é exigida para os cargos de nível médio e superior e deve ser quitada até 21 de julho. A solicitação deve ser feita exclusivamente online, através do sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), utilizando o login do portal Gov.br.
De acordo com o edital do CNU 2025, têm direito à isenção candidatos com inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico), doadores de medula óssea, bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). É importante ressaltar que a apresentação de informações falsas pode resultar na exclusão do concurso e em sanções legais.
A documentação necessária para comprovar a situação que dá direito à isenção deve ser anexada no formato adequado durante a inscrição. A FGV analisará todos os pedidos e consultará os órgãos responsáveis para validar as informações. Os resultados preliminares da análise serão divulgados no dia 10 de julho, e os candidatos poderão recorrer em caso de indeferimento até 12 de julho, com o resultado final previsto para 18 de julho.
O CPNU 2025 oferece 3.652 vagas para 32 órgãos, com provas programadas para outubro e dezembro. Os candidatos poderão se inscrever para diferentes cargos dentro de blocos temáticos, definindo suas preferências de vagas.